Robótica


As aulas da Robótica DHEL sempre partem de um problema aberto e prático exigindo dos participantes uma abordagem sistêmica que reúne tanto a utilização de conteúdos técnicos (hard skills) quanto habilidades de auto-gestão e trabalho em equipe (soft skills/habilidades sócio emocionais).

Por meio da metodologia ativa do problem based learning, que é o aprendizado baseado na solução de problemas, os alunos são desafiados a desenvolver estratégias de solução através de um intercâmbio de ideias que exige dos participantes uma abordagem sistêmica dos conceitos de disciplinas tradicionais e também dos "novos" campos de conhecimento da chamada "Educação 4.0".

Solucionar problemas abertos exige dos alunos a análise da situação e definição de estratégias em equipe, o que permite o desenvolvimento de competências técnicas de design e de pensamento computacional, além da autoconfiança, relacionamento interpessoal, empreendedorismo e liderança.



Para cada faixa etária, um curso: 


DHEL mini: infantil 4

Nesta fase pré-alfabetização, o propósito é alimentar a imaginação e conectar a fantasia ao modo de construir. Desenhos, peças de madeira e protótipos de papel e outros materiais são construídos e modificados para criar máquinas simples e maquetes.


DHEL jr: 1° e 2° ano EF I

Aqui a introdução à robótica e à programação é realizada em ambientes lúdicos e criativos. O propósito é organizar a construção de uma solução coerente com a narrativa proposta. Escutar e saber se posicionar dentro do grupo também são desafios presentes. As plataformas u􀆟lizadas incluem marcenaria e eletrônica básica, máquinas simples, desenhos, protótipos de papel, Scratch e Impressão 3D.


DHEL one: 3° ao 5° ano EFI

A partir dos 8 anos, o universo de soluções se expande e a linguagem tecnológica ganha novos recursos com Impressão 3D, Micro:bit, Arduino e softwares de edição como Tinkercad, mBlock e Scratch. O propósito é apresentar ambientes de criação e prototipação para construir bases fundamentais do pensamento pelo design, do pensamento computacional e da atitude maker.


DHEL full: 6° ao 9° ano EFII

Mão na massa! Aqui o propósito é dar fluência a linguagem tecnológica, desafiando os participantes a criar e desenvolver projetos práticos por meio de sprints de criação. Os projetos são baseados em situações reais que demandam a criação de robôs, automações, aplica􀆟vos ou produtos u􀆟lizando qualquer plataforma disponível.

DESDE 1931