Pastoral - Colégio Santo Agostinho SP


A Pastoral do Colégio Santo Agostinho tem o papel de manter vivo o mesmo espírito que animava o Bispo de Hipona: O Amor pela Verdade. Compreendemos que o primeiro trabalho desempenhado é o de ser presença agostiniana em nosso colégio.

As atividades da Equipe de Pastoral compreendem diversos aspectos da vida e comunidade escolar, dentre elas destacamos, como central, os momentos celebrativos. Nestes, encontramos um espaço para a fraternidade e a espiritualidade que une toda a comunidade educativa, nos valores comuns que animam e guiam a missão educadora de nossa Instituição.

Damos importância para a formação cristã por meio da Pastoral do CSA, que oferece uma excelente e profunda preparação para o recebimento dos sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Confirmação) para os alunos que são de confissão cristã católica romana, com o intuito de oferecer um ambiente que os acolha e prepare para serem iniciados na vida eclesial e no mistério Pascal de Cristo.

Abordamos, ainda, o aspecto social valorizado pelas Campanhas Solidárias que têm, como marca, incutir em nossos alunos a importância da solidariedade na construção de uma sociedade mais humana e justa, tendo sempre, como primeira inspiração, os valores evangélicos de caridade e misericórdia.

Temos, como missão, promover a ação pastoral agostiniana na vida da comunidade escolar, desenvolvendo a autonomia espiritual dos alunos, colaboradores e famílias; além de ser presença da pessoa de Jesus Cristo e da sua Igreja, para, por meio da cultura do encontro, levar a Boa Nova do seu Reino e do diálogo entre todos que formam o Colégio Santo Agostinho.

Por fim, acreditamos que o valor máximo do trabalho desempenhado pela Pastoral é manter viva, em nossa comunidade educativa, a chama da inquietude que inflamou o coração de Agostinho e que inflama o coração de todo aquele que busca a Verdade em sua vida.

O contato com diversas confissões cristãs e com as demais religiões são um ponto chave para expressar nossa busca por unidade e diálogo, diante das diferenças que marcam as nossas singularidades e valores.


DESDE 1931