Um Conto Original – 2º Ano

“Quando trabalhamos com criatividade ficamos mais perto do criador, todo o trabalho artístico é sempre muito abençoado” Lilian Luchesi

 

Ainda movidos pelo estudo sobre os Contos de Encantamento, com o incentivo e a supervisão da professora Lilian, fomos ao teatro criar um Conto original.

Atividade foi iniciada com uma pergunta: “Para que um espetáculo possa ser realizado, quais são os profissionais envolvidos?”

Ouvimos sobre a Equipe Técnica e a função que cada profissional desempenha ao longo de uma peça: o cenógrafo, o sonoplasta, o coreógrafo, o iluminador entre outros.

Elegemos e definimos qual seria o tema de nosso conto, escolhemos e montamos o cenário; distribuímos os papeis e os adereços oferecidos. Rapidamente rei, rainha, príncipe, princesa, duende, fada, monstro e bruxo surgiram!

A partir daí toda a imaginação fluiu… O texto foi pouco a pouco sendo construído, de acordo com a imaginação da turma. Nossos atores mirins expressavam suas emoções de forma espontânea, soltavam-se no processo criativo, encenando cada trecho que era inserido na história!

Os valores agostinianos como sentido de equipe, comunicação e diálogo mostravam-se durante a produção.

Com a peça teatral aprendemos a improvisar usando a imaginação e organizamos o pensamento, colocamos em prática a oralidade, a expressão corporal, a impostação da voz, o vocabulário, além de incentivar a aplicação de todo o conhecimento adquirido em sala, no contato com obras clássicas.

O processo criativo reforçou a confiança estabelecida entre todos os envolvidos, tutores, alunos e equipe técnica.

Parabéns aos nossos queridos alunos, autores e atores!

Jéssica Grativol, Lucélia Júdice e Monica Abdou
Professoras do 2º ano