Museu dos Transportes – 3º ano

Sabemos que os meios de transporte progrediram. Conforme o tempo passou e as necessidades das pessoas mudaram, a forma de se transportar evoluiu. Pode-se dizer que a distância foi vencida: a velocidade permitiu ao homem chegar cada vez mais longe em menos tempo.

Durante as aulas de História, conhecemos os variados meios de transporte, em diferentes tempos, possibilitando a identificação de mudanças e permanências nos mesmos. Além de entender sua importância para o deslocamento das pessoas e produtos.

Com o objetivo de estabelecer relações com os meios de transporte trabalhados em nossas aulas, visitamos o Museu dos Transportes, onde foi possível explorar as diversas épocas reconstituídas e documentadas no acervo.

O museu guarda relíquias, como o primeiro bonde a circular no Brasil, até o primeiro trólebus de fabricação nacional. Integram o acervo móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano. Além de um jardim com bancos e luminárias que retratam a década de 20 e um bonde de areia.

Nossos alunos aproveitaram essa experiência para reviver o passado, conhecendo de perto tudo o que aprenderam nas aulas.

 

Adriana Lucas, Aline Tomie e Cristiane Dorigon

Tutoras do 3º ano