Tutoria

A Tutoria no Colégio Santo Agostinho

Educar, do ponto de vista agostiniano, é uma missão mais ampla do que escolarizar, formar mais do que instruir é oportunizar gradativamente a autoeducação por meio de uma pedagogia crítica, participativa e libertadora.

A tutoria parte da necessidade da mediação pessoal para educar, ou seja, fazer crescer o educando como pessoa, pois se destina não apenas a “saber-fazer”, mas a “saber-ser”. Neste sentido, a tutoria é coerente com a concepção de educação agostiniana e tem como objetivo principal, estreitar vínculos entre professor-aluno e tutor-família.

O tutor é o mediador da aprendizagem integral, ele desenvolve uma visão global sobre as necessidades e potenciais do aluno individual e integrado a sua turma, aos professores e à família. Acompanha e comunica-se com seus alunos de forma sistemática, planejando, dentre outras coisas, o seu desenvolvimento e avaliando a eficiência de suas orientações.

A tutoria pressupõe uma ação continuada da equipe educativa sobre cada aluno, busca colher informações pertinentes a realidade do aluno para confrontá-las com suas necessidades acadêmicas a fim de programar ações com o aluno e sua turma que resultem em superações pessoais. Com a convivência e o conhecimento diário, cria-se um vínculo de confiança com o aluno, que por sua vez fortalece a eficiência do aprendizado e alavanca as mudanças características de um processo educativo.

Na Educação Infantil e nos anos iniciais de Ensino Fundamental, a tutoria é realizada pelo professor regente da turma. Do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, o tutor é um dos professores que lecionam na classe. A tutoria é uma atribuição anual.

O contato entre família e Colégio é feito por meio do tutor e, se necessário, o tutor orienta os demais contatos.

A tutoria não é tarefa exclusiva de tutores, mas de toda a comunidade educativa, que tem no tutor um elo de contato privilegiado com o aluno, por isso podemos afirmar que o Colégio apresenta um diferencial na procura de uma educação de qualidade.

O CSA está em tutoria e depende do envolvimento de toda a comunidade educativa e da confiança e apoio da família.

Reiterando o compromisso de educarmos juntos, desde já, agradecemos sua colaboração.

Atenciosamente,

A Direção