Infraestrutura

Ambulatório

O Colégio mantém, nas suas dependências, um Ambulatório com profissionais habilitados para prestar o primeiro atendimento aos nossos alunos em casos de eventualidades ocorridas durante o período de aula.

O Ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 7h as 19h e em eventos previstos no calendário escolar, como Festa Junina, Olisanto, Sorfesta, etc.
Sempre que necessário, os pais serão contatados.

Biblioteca

Longe de constituir mero depósito de livros, a biblioteca escolar é um centro ativo de aprendizagem. Nunca deve ser vista como um simples apêndice das unidades escolares, mas como núcleo ligado ao setor pedagógico, constituindo um local de encontro com o prazer de ler, conhecer e informar-se.

Poucas instituições dispõem dos recursos e da visão necessários (duas condições que nem sempre andam juntas) para manter uma biblioteca digna deste nome. E raro são os profissionais habilitados em prestar serviços que realmente dêem suporte ao aprendizado e à vida cultural da escola.

O Colégio Santo Agostinho, ciente do seu compromisso com a educação, disponibiliza a seus alunos, corpo pedagógico e comunidade agostiniana, uma ampla Biblioteca, composta por aproximadamente 20.000 títulos entre livros, enciclopédias, periódicos e materiais multimídia. Possui microcomputadores com acesso à Internet para pesquisa e digitação de trabalhos escolares, e também um espaço reservado para aulas e palestras, com equipamentos de vídeo, DVD e datashow.

A valorização da Biblioteca do Colégio Santo Agostinho apoiada pela APM Associação de Pais e Mestres passa não somente por investimentos em sua estrutura física e em seu material literário, mas também nos profissionais que nela atuam. A Biblioteca conta com uma bibliotecária e uma professora educadora, ambas com sólida formação em suas áreas de atuação. De acordo com o manifesto da UNESCO/IFLA (International Federation of Library Associations and Institutions) sobre a biblioteca escolar, quando bibliotecários e docentes cooperam entre si, os alunos alcançam níveis mais altos de conhecimento, leitura, aprendizagem, solução de problemas e competências no que diz respeito a utilização de tecnologias da informação e da comunicação.

Este é o compromisso assumido por uma escola consciente de sua responsabilidade em proporcionar aos alunos competências para o aprendizado ao longo de sua vida e ainda contribuir para o desenvolvimento de sua imaginação, permitindo assim, que adotem postura e conduta de cidadãos responsáveis.

Lanchonete e Restaurante

Duas opções de espaço onde alunos, professores e pais podem optar entre lanches rápidos ou refeições equilibradas, orientadas por nutricionistas.

Horário de funcionamento:

Lanchonete: 7h às 19h
Restaurante: 12h às 14h (Para Alunos e Familiares)

Sala de Multimídia

A sala dispõe de projetor multimídia e computador de última geração, aparelho reprodutor de DVD, e equipamento de som.

A sala de multimídia possibilita uma ampla utilização de novos recursos tecnológicos, tornando as aulas das diferentes disciplinas mais dinâmicas e interativas.

Segurança

Considerando os problemas de uma grande metrópole como a cidade de São Paulo, o Colégio Santo Agostinho se preocupa e investe na segurança de seus alunos.

Próximo ao metrô

O Colégio Santo Agostinho está localizado sobre a estação Vergueiro do metrô. Isto facilita o acesso dos alunos que não precisam atravessar rua alguma ao sair da estação. Assim, são evitados longos percursos pelas ruas de São Paulo.

Catracas com cartão Magnético

O acesso ao Colégio Santo Agostinho é feito por meio de catracas e cartão magnético de identificação do aluno, permitindo apenas a entrada de pessoas autorizadas. Impede a saída de alunos sem autorização

Monitoramento via Internet

O Colégio Santo Agostinho conta com um sistema via internet no qual os pais, ou responsáveis, podem conferir se o aluno está ou não no colégio, a que horas entrou e a que horas saiu. Bastando para isto estar em qualquer lugar do mundo com um computador conectado na internet.

Circuito interno de câmeras de vigilância

O Colégio Santo Agostinho possui um circuito interno de câmeras de vigilância, que permite aos funcionários autorizados e seguranças, monitorarem a movimentação dentro e fora das dependências do colégio.

Saiba mais sobre o Transporte Escolar no Colégio

O transporte escolar dos alunos é um serviço prestado por profissional autônomo ou empresa especializada, com os quais a família interessada no serviço contratará diretamente.

A fim de proporcionar maior segurança às famílias interessadas nesta contratação, o Colégio Santo Agostinho apresenta critérios que percebe serem fundamentais para um transporte de qualidade.

O Colégio indicará ou não profissionais que considere idôneos e solicita a apresentação dos documentos legais de capacitação do motorista e de regularidade do veículo, colocando-os à disposição dos interessados para consulta na Tesouraria, com o intuito de auxiliar na contratação do serviço.

Seguem alguns órgãos públicos para consulta e orientação sobre transporte escolar:

Além das obrigações legais sobre o motorista e o veículo, o CSA recomenda que os pais fiquem atentos aos seguintes aspectos:

  1. O motorista deve portar o cartão magnético para liberação dos alunos que transporta com a autorização dos responsáveis legais; o Colégio não permite o acesso sem esse cartão e o considera intransferível; esse procedimento possibilita à família acompanhar pela internet os horários de entrada e saída.
  2. Deve manter um relacionamento correto, respeitar as normas do Colégio e os horários das atividades;
  3. Deve fornecer os documentos relativos às vistorias e revisões mecânicas periódicas e obrigatórias dos veículos e dentro dos prazos estabelecidos;
  4. Ter um auxiliar, quando as crianças assim necessitarem;
  5. Realizar trajetos que não ultrapassem uma hora de permanência no veículo;
  6. Providenciar, caso precise, motorista substituto ou carro reserva;
  7. Oferecer seguro de passageiros, modalidade RCO, passageiros e terceiros (ainda que não seja obrigatório por lei);
  8. Oferecer conforto e segurança: cada criança deve ocupar um único lugar e dispor de cinto de segurança; é recomendável que possua cadeirinha para crianças até sete anos.

Colabore para manter e melhorar a qualidade deste serviço, enviando seu testemunho ou avaliação para a diretoria do colégio através do nosso formulário de contato >>.

Para verificar se os registros do veículo e do motorista estão autorizados a operar basta consultar o cadastro no site da prefeitura >>

Indicados pelo Colégio em 2015

NOME (em ordem alfabética) Placas dos Carros Telefone
Sr. Emanuel carro – DPB 2314 fone – 5572-1009 / 99307-6303
Sr. Fábio e Sra. Terezinha carroFNE 1118 fone – 96302-5555 / 2334.3197
Sr. Guilherme e Sra. Marlene carro – DTE 6730 fone – 2293.6328 / 99433.9768
Sr. Luiz e Sra. Rosana carro – FGJ 9350 fone – 99705.4035 / 3251.1885

Normas para a utilização dos uniformes

O uso do uniforme é obrigatório para todos os alunos do Colégio Santo Agostinho, inclusive nas aulas de Educação Física. Nas dependências do Colégio não será permitido o uso de acessórios tais como bonés, chapéus ou gorros. Não poderá ser usada outra peça de roupa que não pertença ao uniforme. A partir do ensino médio os alunos poderão usar calça jeans.

Para evitar extravio, pedimos a gentileza de marcar, com o nome e série do aluno, cada peça do uniforme, que deverá estar sempre em bom estado de conservação e sem modificações e / ou inovações.

Empresas autorizadas a fabricar e vender uniformes do nosso Colégio

Pole Scola
Posto de vendas no Colégio Santo Agostinho – 2ª e 4ª feira das 11h as 18h.

South Confecções
Av Lacerda Franco, 1452 – Fone: (11) 5572-5069 / 3628-7981 – Cambuci

Laboratório de Biologia

O ensino da Biologia não pode mais ser apenas teórico, já que é no laboratório que os alunos estimulam a sua curiosidade e ampliam seus conhecimentos pondo em prática aquilo que lhes é fornecido em sala de aula.

Na 1º série do Ensino Médio trabalhamos mais com citologia: conhecendo os diversos tipos de estruturas celulares, relacionando as suas formas às funções que exercem no organismo. Vários tipos de células animais e vegetais são analisadas, corando e reconhecendo suas estruturas, explorando a função de cada parte, testando as formas de transporte. Também são analisados os tipos sanguíneos e feitos os testes de coagulação e sangria (exames comuns em laboratórios de patologia clínica).

Já na 2º série de Ensino Médio, analisamos seres do cinco reinos. No Reino Monera é feita uma cultura de bactérias e coloração segundo o método Gram. Para observar o Reino Protista, coletamos diversos tipos de água de lagos dos parques e fazemos uma cultura de protozoários para observá-los e classificá-los quanto ao meio de locomoção. No Reino Fungi, cultivamos diversos tipos de fungos, analisamos suas estruturas e os classificamos. Diversas são as experiências feitas com o Reino Plantae, desde a observação de musgos, samambaias, pinheiros e árvores frutíferas até a observação de cada parte da planta, raiz, caule, folha, flor e fruto. No Reino Animal observamos desde animais invertebrados, construindo terrários e insetários para observação, até vertebrados como peixes e galinhas culminando na montagem do seu esqueleto.

Desta maneira, esperamos incentivar no aluno o interesse pela pesquisa e pelo conhecimento cada vez mais profundo e questionador e despertando o gosto pelas diversas profissões que envolvem a área de Biologia.

Laboratório de Física

É sabido que somente o ensino teórico, dado via “giz” e “quadro negro”, não traz ao aluno a oportunidade de explorar seu potencial criativo e fixar o conhecimento dado pelo professor. Tem sido já ressaltado a necessidade, sempre que possível, de colocar o aluno no ambiente de um laboratório no qual ele, com auxilio do professor, possa experimentar e compreender os conceitos teóricos. O projeto curricular visa ampliação e melhoria do ensino e maior conhecimento na área de Física.

No projeto citado, para as primeiras séries trataremos apenas da mecânica (parte da física que estuda os movimentos: Cinemática, Dinâmica e Estática).

Desde o Laboratório de Física os alunos irão aplicar o método cientifico às diferentes situações, combinando o raciocínio dedutivo e os dados da experiência. Irão operar com instrumentos de pesquisa. Poderão explicar os fenômenos das leis da física, ao invés de, apenas, descrevê-los; e organizar o procedimento científico: elaboração de relatório de pesquisa.

Laboratório de Química

O Laboratório de Química é sumamente importante para formar o aluno dentro de uma proposta de Educação Global e Integral.

Sendo a Química uma ciência experimental, é fundamental que o aluno tenha a oportunidade de confrontar os conhecimentos teóricos com a prática, pois só assim ele vai conseguir entender o pensamento científico e elaborar o modelo do conceito estudado em sua cabeça.

É importante, também, destacar que as situações vivenciadas pelo aluno, enquanto ele vai elaborando o conceito, são importantes para a sua formação global, pois ele aprende a trabalhar em grupo, desenvolvendo um espírito coletivo e de cooperação aprendendo a ter iniciativa, uma vez que ele desenvolve seus experimentos.

Desenvolve o poder de observação, pois ela é fundamental para descrever o fenômeno estudado e procurar entendê-lo. Aprende algumas noções de elaboração de relatórios, e a sua importância dentro de qualquer atividade.

Acreditamos estar assim contribuindo para formar um aluno crítico, capaz de fazer uma primeira leitura de fatos do seu cotidiano, emitir sua opinião e poder assim contribuir para uma melhor condição de vida social para a nossa sociedade atual e do futuro.

Laboratório de Informática

Nos laboratórios de informática nossos alunos começam a utilizar o computador desde os primeiros anos, são acompanhados através de instrutores especialmente treinados para lidar com a informática no meio educacional, esses instrutores orientados pelos professores ensinam-lhes a utilizar o computador de acordo com a necessidade do dia a dia para que o computador seja uma ferramenta de trabalho e recurso de desenvolvimento durante todo ano letivo. Tais como Navegação na Internet, e-mail, e outros programas educacionais.

Nossos laboratórios são equipados com computadores de última geração, visando com isto maior conforto e segurança para nossos alunos.

Consultas on-line

O Colégio Santo Agostinho disponibiliza um serviço seguro e confortável onde a qualquer momento você poderá consultar através de nosso site informações sobre a vida escolar de seu(s) filho(s).

Algumas destas áreas estará protegida por senha , visando assim discrição total das informações ali contidas, você terá acesso as seguintes informações:

Controle de Acesso:

No Controle de Acesso você poderá verificar os horários de entrada e saída de seu(s) filho(s) do colégio. Ou seja se seu filho estuda no período da manhã você poderá através de uma rápida consulta verificar se ele(s) já estão nas dependências do colégio ou a que horas ele(s) sairão.

Notas e Faltas:

Em Notas e Faltas você terá sempre a mão informações sobre o andamento e rendimento de seu(s) filho(s) no ano letivo. Nele você encontrará o boletim escolar, número de faltas por disciplina e média geral por bimestre.

Agenda de classe:

Você poderá acompanhar mais de perto o que seu filho(s) está aprendendo em classe em seu dia-a-dia.

Atividades Avaliadas:

Você poderá certificar-se das obrigações extra-classe, trabalhos e datas de provas de seus filhos.

Comunicados:

Em comunicados você estará sempre atualizado com eventos, informativos, circulares, toda e qualquer informação do colégio da coordenação de ensino de seu(s) filho(s).