Colégio Santo Agostinho

Educando e Crescendo com Alegria


Fração na Cozinha? EF

Aprender fração foi uma experiência deliciosa para o 5° ano. Sabem que a cozinha é um lugar excelente para se entender fração?

Em meio à farinha, açúcar, ovos, fermento, bananas, canela e óleo, ficou bem gostoso aprender fração.

Uma receita simples que precisou ser dobrada (os ingredientes estavam discriminados fracionariamente) deu início a uma mistura entre Matemática e Química que deixou os alunos com água na boca.

O cheirinho do bolo de banana tomou conta da cozinha, do salão Santa Mônica e quem o degustou sentiu que a mistura deu certo.

Começamos com os cuidados de higiene (parecia ser aula de Ciências!) que precisamos ter num ambiente assim, por isso a touca, lavar as mãos e os ovos foram essenciais.

foto (10) foto (9) foto (8) foto (7) foto (6) foto (5) foto (4) foto (3) foto (2) foto (1)

Depois, um liquidificador nos mostrou que as substâncias se separam e se misturam para deixar a massa bem homogênea. Foi possível perceber que o peso de cada ingrediente era bem diferente, pois cada um ocupava uma posição no liquidificador (por exemplo: a gema ficava embaixo, o óleo no meio e a espuma da clara bem em cima).

Depois da parte líquida bem misturadinha foi só acrescentar a banana, o açúcar e a farinha que já tinha aspecto e cheiro de bolo de banana. Faltava ainda um ingrediente importantíssimo: o fermento, que depois de aquecido faz o bolo crescer. Isso é reação química, não é? A massa ficou tão aerada que vimos até as bolhas de ar se abrirem dentro da tigela!

foto (13) foto (12) foto (11)

Após o bolo ter ficado bem assadinho foi muito difícil aguardar o momento de comê-lo. Até sabemos que não se pode comer um bolo quente, mas... Ainda faltava algo, era preciso reparti-lo em frações: 1/2, 1/4, 1/8, 1/16 e 1/32.

foto(0) foto (21) foto (20) foto (19) foto (18)  foto (16) foto (15) foto (14)

Agora sim, já estava tudo bem aprendido. Os olhinhos brilhavam de alegria e os corredores ficaram cheios de crianças sorridentes levando seu pedaço de bolo para experimentar. Uh! Que delícia!

Se você quiser experimentar nossa receita é só colocar a mão na massa. Bom apetite!

BOLO DE BANANA

Ingredientes

2 bananas nanicas grandes

3 ovos

1 ½ xícara (chá) de açúcar

½ xícara (chá) óleo

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 colher (café) canela em pó

Modo de fazer

Bata tudo no liquidificador e leve ao forno numa assadeira untada.

Profas Kátia e Luisa

Copyright 2002 - 2008 - Colégio Santo Agostinho Colégio Santo Agostinho
Praça Santo Agostinho, 79 - Liberdade, São Paulo - SP / Brasil - 01533-070 lat: -23.56836327603561, long: -46.639355421066284
Fone: 11 3388-2588 / Fax: 11 3388-2578