Aulas de Reforço de História (aulas 1 e 2) – colar no caderno
Objetivos: Resgatar o processo ensino – aprendizagem quanto ao trabalho com as habilidades de raciocínio, à apropriação dos conceitos / conteúdos desenvolvidos e à produção escrita. Esclarecer as dúvidas apontadas pelos alunos.
Roteiro:
1) Aula expositiva – dialogada sobre as idéias centrais do contexto que estamos estudando (revisão).
2) Esclarecimento de dúvidas.
3) Resolução de atividades.
4) Verificação das produções, esclarecimento de dúvidas e auto - avaliação.
Tema: Revolução Inglesa (contexto, causas, sujeitos sociais, processo, resultados e significado histórico).
Atividades:
1) Reveja a pág. 154 do capítulo 8 e explique porque grande parte da população rural inglesa estava perdendo suas terras entre os séculos XVI e XVII.
2) Explique como estava dividida a sociedade inglesa às vésperas da Revolução de 1640.
3) Sabemos que a Revolução Inglesa começou devido aos conflitos entre o rei e o Parlamento. Compare os dois projetos desses grupos para a Inglaterra, identificando as classes sociais que apoiava cada um.
4) Se o Parlamento existe na Inglaterra desde o século XIII (Baixa Idade Média), por que se revoltou contra a monarquia somente no século XVII? Esclareça.
5) Caracterize o período em que Oliver Cromwell esteve no poder, entre 1649 e 1658. Quem era Cromwell?
6) A Revolução Inglesa termina, em 1688, através da Revolução Gloriosa, quando Guilherme de Orange teve que jurar a Bill of Rights.
a) Explique o que é a Bill of Rights.
b) A Revolução Inglesa pôs fim à monarquia absolutista para organizar a monarquia parlamentar. Compare esses dois regimes.
7) Mesmo após quase 50 anos de Revolução sabemos que nem todo povo inglês concordou com os rumos revolucionários. Releia a pág. 159 e caracterize os grupos dos levellers (niveladores) e dos diggers (escavadores).
8) Conhecendo as propostas dos niveladores e escavadores, explique porque eles pretendiam “organizar-se para fazer uma revolução dentro da revolução”.
| Home | << Voltar |