Projeto Vai e Vem
Contadores de histórias... Quando ouvimos essa expressão quase sempre vamos lá atrás no tempo e nos recordamos de uma tia ou avó que nos contava histórias ou do prazer que esta sensação nos causava quando éramos crianças. Infelizmente, contar histórias e principalmente, se contar para o outro tem se tornado uma prática pouco comum ou quase inexistente.
Perdemos o sentido mais primário que essa linguagem propicia de agrupar pessoas, aproximar e compartilhar.
![]()
Nós, do Infantil II, pensando na importância de ouvir e contar histórias, criamos dentro do projeto "Os primeiros passos numa aventura de alegria e conhecimentos", o Vai e Vem que funciona com a biblioteca da classe. Assim, podem escolher um livro na biblioteca de classe para levá-lo para casa.
A criança ao levar o livro de sua preferência se compromete a devolvê-lo na semana seguinte e a cuidar bem dele. Desta forma, haverá tempo suficiente para o livro ser lido pela família e explorado pela criança.
![]()
Queremos que nossos alunos sejam apaixonados pelos livros, que descubram o prazer que desperta ouvir, ler ou contar histórias e toda as oportunidades que se originam do desejo, da fantasia, do lúdico e da magia que só o bom livro propicia.
Esse projeto é uma forma de trabalho que possibilita o intercâmbio entre casa/colégio, de uma maneira lúdica e eficaz.
O momento da escolha do livro é muito interessante, preocupam-se em folheá-lo, prestam atenção nas figuras e até mesmo com o assunto da história antes de optarem pelo que querem.
"Ouvir historias é o início de aprendizagem para ser leitor"

