Colégio Santo Agostinho

Educando e Crescendo com Alegria


Cuidar e Educar - Infantil 3

ABRAÇO

Esse menino, me abraça,
no meu pescoço,
me enlaça com pulso de aço.

Parece ABRAÇO de URSO . 

Com que força, amigão,
você laça meu coração,
Faz dele leve
E leva pra onde quer...

O seu, porém mais que o meu,
toma formato qualquer:
coraçãozão de leão,
Coraçãozinho de passarinho,
Nele vou fazer meu ninho

E pra sempre morar.

(Versos travessos de Angela Leite de Souza.)

Primeiro dia de aula, tudo preparado, aguardando a chegada dos alunos. É tempo de acolhida!
A todo o momento aluno e professora se relacionam e nessas situações se ensina e se aprende com a troca de experiências e a prática de cuidar e educar presente nas diversas atividades do dia-a-dia.

Para as crianças do Infantil 3 tudo é novo, ainda estão desvendando o mundo, precisam ser orientados a construir hábitos, valores, cuidados pessoais, conhecimentos e para isso é necessário oferecer possibilidades de exploração nas diferentes linguagens.

No ambiente da sala de aula, aspectos como conhecimento, saúde, afeto, segurança, interação, alimentação e estimulação integram o nosso cuidar/educar de forma dinâmica. Assim, aproveitamos todos os momentos sejam eles de higiene, lanche, rodas de conversa ou aulas. Dessa maneira, o compromisso em educar e cuidar não podem ser vistos de forma dicotômica, ele estará presente em todas as ações, possibilitando o estabelecimento de vínculos de confiança e compromisso nas relações e momentos de ensinar e aprender.
Cuidar e educar caminham simultaneamente e de maneira indissociável, possibilitando que ambas as ações construam na totalidade, a identidade e a autonomia de nossos alunos. E um recurso muito utilizado são os jogos e brincadeiras, por permitirem que a criança brincando e jogando compreenda a si e ao outro, estabeleça elos, interações e relações.

Sabemos que uma educação que cuida da criança propõe metas valiosas para sua aprendizagem e desenvolvimento e, além disso, deve propiciar experiências de aprendizagem socialmente relevantes e pessoalmente significativas.
Acreditamos que educar e cuidar acontece especialmente ao acolher cada aluno ao fazê-lo sentir-se confortável e seguro, ao orientá-lo quando necessário, ao oferecer-lhe o que há de encantador no mundo das artes e da música, da natureza e da sociedade. Nós acreditamos que cuidamos e educamos quando promovemos e acolhemos as interações que o aluno estabelece com seus colegas e quando organizamos e oferecemos oportunidade para que compartilhem experiências e saberes.

Portanto, é proposta educativa do Colégio Santo Agostinho propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma planejada e integrada que possam contribuir para o enriquecimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, de respeito e confiança, e o acesso, pelos alunos aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

Adriana Lucas e Ellen Nakahira
Profas. da Educação Infantil

<< Voltar
Copyright 2002 - 2010 - Colégio Santo Agostinho Colégio Santo Agostinho
Praça Santo Agostinho, 79 - Liberdade, São Paulo - SP / Brasil - 01533-070 lat: -23.56836327603561, long: -46.639355421066284
Fone: 11 3388-2588 / Fax: 11 3388-2578