A Galinha Ruiva...
Infantil 4
Esta é a frase que a “Galinha Ruiva”, personagem da história que escolhemos para falar de amizade, cooperação e disparar o projeto sobre bichos de penas, que responderá muitas questões levantadas pelos alunos sobre as aves, repetia para chamar seus amigos para ajudá-la a fazer um gostoso bolo milho.
_Quem me ajuda, quem me ajuda a descobrir de quem são estas pegadas? Com este chamado pedimos aos nossos alunos para nos ajudar a descobrir de quem eram as pegadas que estavam marcadas pelos corredores e que acabavam em nossa sala de aula. Isto foi o suficiente para mostrarem a maior disposição para uma busca pelo Colégio querendo desvendar aquele mistério. Tarefa divertida para o Infantil 4 que, cuidadosamente, seguiu as pegadas e com dicas sobre o animal e comparações sobre a diferenças e semelhanças entre as pegadas não demorou muito a encontrar a protagonista da nossa história: “A galinha ruiva”!
Como ouvir histórias em nossa sala de aula faz parte da rotina e desperta o prazer e curiosidade em conhecer novas narrativas, sentaram-se atentos para conhecer este mais clássico da literatura infantil. A Galinha Ruiva representada por um fantoche propiciou também recontos e dramatizações.
Animados pela história e brincadeiras, cada um fez o seu fantoche e divertiram-se ao inventar narrativas diferentes, com outros cenários e novos personagens.
Os alunos foram convidados a participar de um caça ao tesouro, quando deveriam encontrar o alimento preferido da galinha. Entusiasmados partiram em busca de pistas pelo Colégio: _“Estamos ansiosos para começar a brincadeira!” diziam eles.
– “Quem me ajuda, quem me ajuda a debulhar o milho?” Ao encontrarem os sabugos de milho tiveram uma nova tarefa, que para alguns não foi tão fácil, a de debulhar o milho, mas mesmo assim fizeram questão de participar e colaborar com a atividade.
Tudo foi aproveitado, e em outro momento, utilizando como pincel a palha que haviam retirado do milho, fizeram uma pintura divertida.
Mas, não é só a Galinha Ruiva que adora comer milho, nossos alunos também! Fomos então para a cozinha preparar o milho que foi degustado deixando aquele gostinho de quero mais...
Com esta série de atividades e outras que envolveram a linguagem escrita e falada, inspiradas pelo texto da Galinha Ruiva, oferecemos aos alunos do Infantil 4 também possibilidades de participarem de brincadeiras de integração e convivência.
Professoras Juliana e Cláudia
| Home | << Voltar | Outras atividades |