Dicas de Leitura

Eleição dos bichos

RODRIGUES, André – Editora Cia. das Letras

Cansados dos abusos do Leão, os bichos farão uma eleição para decidir quem será o novo soberano da floresta. Mas, para que tudo aconteça da forma mais democrática possível, terão que aprender tudo sobre esse processo tão importante.

A bicharada já estava mais do que cansada dos mandos e desmandos do Leão. Ainda mais quando descobrem que ele desviou água do rio para construir uma piscina na própria toca – onde já se viu? É aí que surge a ideia de fazer uma eleição para escolher um novo governante para a floresta.

No páreo estão a Macaca, a Preguiça, a Cobra e o próprio Leão. Mas o que exatamente acontece em uma eleição? Quais são as regras? Como o vencedor é eleito? Este livro explica o funcionamento das eleições de forma divertida e dinâmica para crianças. Prepare-se para descobrir tudo isso junto com os bichos e escolher o seu candidato preferido. Só não conte a ninguém: o voto deve ser secreto!

Conto – Eleição – Democracia

O segundo olhar

QUINTANA, Mário – Editora Alfaguara (Cia. das Letras)

Os sentimentos são a matéria-prima do poeta, nesta antologia inédita que resgata a atualidade e a importância da obra de Quintana. Bem-humorados ou irônicos, mas sempre intensos, seus poemas vão do amor desesperado aos dissabores da velhice.

Foi pensando nas diversas possibilidades de interpretação da obra de Mario Quintana que este livro surgiu. A proposta do escritor João Anzanello Carrascoza ao organizar esta antologia foi recuperar sua veia singular — e hoje pouco conhecida —, demonstrando toda a força de Quintana. Daí o título, que parte da ideia de que é quando lançamos um segundo olhar sobre as coisas que conseguimos captá-las em sua plenitude.

Conhecido como o poeta da infância e do cotidiano, Quintana teve suas outras facetas negligenciadas ao longo do tempo. Seus poemas percorrem muitos caminhos: são leves, engraçados, mas também são irônicos, intensos. Certa vez, ele declarou que o segredo para uma vida longa residia no interesse pelos outros e pelo mundo, e sua poesia expressa esse entusiasmo. Ele era meticuloso na composição de versos que, apesar de aparentemente simples, escondem uma inegável complexidade.
Aqui, a disposição dos poemas segue a mesma lógica que orientou Mario Quintana na composição de muitos de seus textos. Organizados sem o suporte de cronologias ou eixos temáticos, os poemas vão se sucedendo em uma espiral, de forma contínua, como numa conversa em que uma ideia puxa outra.
O segundo olhar capta com maestria a essência de Mario Quintana e mostra porque ele é um de nossos maiores poetas.

Poemas – Poesias

O monstro das cores

LLENAS, Anna – Editora Aletria

Finalmente chega ao Brasil o livro “O monstro das cores”, escrito e ilustrado pela arte-terapeuta Anna Llenas. Publicado originalmente em 2012, o livro vendeu mais de 200.000 exemplares na Espanha e foi traduzido para 16 idiomas!

A história estimula as crianças a identificar as diferentes emoções que sentem, como alegria, tristeza, raiva, medo e calma, através de cores. Por sua história cativante, “O monstro das cores” tornou-se o livro de cabeceira de milhares de famílias e educadores.

O monstro das cores não sabe o que se passa com ele. Fez uma bagunça com suas emoções e agora precisa desembolar tudo.
Será capaz de pôr em ordem a alegria, a tristeza, a raiva, o medo e a calma?

Conto – Emoções – Sentimentos

 Talvez eu seja um elefante

CLAUDE, Jean – Editora Melhoramentos

Um coelho dorminhoco se perde de sua família antes mesmo de acordar e sai à procura de respostas. “O que eu sou?” é sua grande dúvida. Para essa simples pergunta, o coelhinho perdido recebe três respostas diferentes. Isso o deixa bem confuso… Até que ele conhece um grande amigo que o ajuda a compreender algumas coisas, afinal, saber o que somos não é assim tão simples.

Comportamento – Identidade – Descobertas

Tudo tem princípio e fim

COLASANTI, Marina – Editora Escarlate (Brinque-Book)

“Tudo tem princípio e fim a regra do mundo é essa mas, entre entrada e saída, o percurso é que interessa”.

Neste livro delicado, a autora demonstra um olhar poético sobre o cotidiano, mesmo em suas atividades e fatos mais simples. De maneira singular, buscando sempre a beleza e o inusitado, até nos momentos mais despretensiosos, Marina Colasanti mostra que a poesia está nos olhos de quem vê e que tudo tem seu lado lírico. Somos convidados a renovar as percepções sobre os objetos e as situações que nos cercam e a enxergá-los com um novo encantamento.

Assim, na brevidade de cada instante, a poesia se faz presente na vida de cada um.

Poesia

Os assassinatos da

POE, Edgar Allan – Editora Peirópolis

Neste conto, Edgar Allan Poe conta a história do assassinato brutal de duas mulheres em Paris. Envolto em mistério, o crime tornou-se um grande desafio para a polícia, sendo desvendado apenas por Auguste Dupin, um homem tão enigmático quanto os assuntos dos quais se ocupa.

Publicado pela primeira vez em 1841 na Graham Magazine, o texto inaugurou a linhagem do conto policial moderno, inspirando outras histórias de detetives que surpreendem interlocutores atentos com o brilhantismo da inteligência dedutiva.

Romance policial – Mistério

Vovó veio do Japão

TOKITAKA, Janaina (…at al) – Editora Cia. das Letras

Quatro vovós imigrantes carinhosas – e cozinheiras de mão cheia! – estão prontas para participar de todas as brincadeiras das netas e ensiná-las sobre a cultura japonesa de um jeito muito divertido e delicioso.

Nessas pequenas aventuras repletas de carinho, quatro meninas se divertem com suas avós, que nasceram no Japão e sabem muito bem como agradar suas netas: com brincadeiras, histórias e deliciosos quitutes.

Em cada uma das narrativas, você vai conhecer um pouquinho da cultura desse país que parece tão distante, além de aprender receitas japonesas com um toque brasileiro. No fim, você vai sentir que o outro lado do mundo está muito mais perto do que imaginava. Afinal, quem nunca brincou de origami ou se divertiu comendo com palitinhos?

Conto – Imigração – Japão

Vamos dar a volta ao mundo? Conhecendo nosso planeta com a família Klink

KLINK, Marina – Editora Cia. das Letras

Vamos dar a volta ao mundo? é um convite aos pequenos leitores para conhecerem diferentes biomas do planeta ao lado da família Klink, que visita destinos inusitados do globo terrestre.

O planeta Terra é muito grande. Nele há surpresas maravilhosas como rios, mares, florestas, geleiras, desertos e polos nevados. Existe muito a ser descoberto! Durantes as viagens em família, Marina Klink sempre incentivou as filhas a se divertirem enquanto aprendem sobre o meio ambiente.

Neste livro, Marina compartilha suas experiências de viagens com o leitor, que conhecerá paisagens emblemáticas, identificando alguns dos seus habitantes. Durante a leitura, é possível descobrir como é escorregar na neve na Antártica, mergulhar numa floresta escura e conhecer os bugios; aprender a reconhecer o deserto e seus habitantes e também saber a diferença entre Auroras Austrais e Boreais.

Nesta viagem ilustrada por CárcamO, é inevitável se apaixonar pelos ecossistemas e pelas espécies do planeta e aprender de maneira divertida e instigante como é importante cuidarmos da Terra.

Conto – Viagens – Relatos de viagens

Uma ilha a mil milhas daqui

RIBEIRO, Jonas – Editora do Brasil

Marcelo é um menino que adora receber carinho de seus avós e de ouvir as histórias da família contadas por eles. Mas, um dia, ao ganhar de presente um computador portátil, viaja para uma ilha muito distante. Com isso, seus avós se sentem abandonados e tentam resgatá-lo a todo custo, mas o menino já está muito longe.
Porém, durante a viagem, Marcelo começa a perceber que algo lhe falta.

Será que o garoto conseguirá retornar para casa e encontrar aquilo de que sente saudade?

Aventura – Amizade – Relacionamento familiar

Alfabético: almanaque do alfabeto poético

RIBEIRO, Jonas – Editora do Brasil

 O que podemos fazer com as 26 letras do nosso alfabeto? Com todas elas juntas, contamos muitas histórias e fazemos muitas brincadeiras, mas sozinhas elas podem fazer muita coisa também. Falam sobre o amor, o Antônio e a Aline, sobre a brincadeira de bola, o extraterrestre Enzo, o florista Floriano e mais… Elas nos mostram como nosso vocabulário é rico e como podemos nos divertir com ele.

Um livro colorido e divertido que nasceu para ser uma referência para quem quer ler e sonhar com as possibilidades infinitas que cada letra do alfabeto proporciona.

Poesia – Alfabeto

Solange Braga – Bibliotecária