Ensino Médio

O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica com duração de três anos, destina-se à formação integral do adolescente, variando em conteúdos e áreas de conhecimento. Na perspectiva Agostiniana desenvolve em seus alunos uma atitude crítica, participativa, libertadora e espiritual, preparando-o por meio do aprimoramento da curiosidade e investigação em relação aos fenômenos naturais e sociais, compreendendo a integração existente entre eles, relacionando-os a sua vida.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Nova proposta do ENEM, a abordagem dos componentes curriculares está direcionada ao crescimento nas relações pessoais e ao progresso rumo à autonomia e independência.

O projeto do CSA visa dar condições para que o aluno construa base acadêmica sólida, que lhe permita enfrentar com competência e segurança os desafios que antecedem a universidade e, posteriormente, poder trilhar a trajetória profissional que escolher. O aluno é também motivado para a opção vocacional, exercendo funções autônomas e cidadãs, bases norteadoras para o êxito em sua carreira futura.

Além da formação ética e crítica, o Ensino Médio promove a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos, relacionando teoria e prática na ação pedagógica das disciplinas.

  • A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos internalizados no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
  • A preparação e a orientação básicas, continuadas e diversificadas para o trabalho e para o exercício ético da cidadania do educando, para que seja capaz de se adaptar com flexibilidade às novas condições de ocupação ou de aperfeiçoamento posteriores e integrar uma equipe;
  • Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e religiosa, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, bem como da definição e da avaliação de metas para um aprendizado duradouro;
  • A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada Componente.
Dando continuidade ao trabalho realizado na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, o Ensino médio objetiva uma educação para a vida, preparando o aluno para o exercício de sua cidadania.

Os componentes curriculares priorizam o significado dos conteúdos trabalhados, articulando-se muitas vezes, por meio de projetos e atividades interdisciplinares.

No dia-a-dia, professores, funcionários e toda comunidade educativa do Colégio Santo Agostinho, assumem sua função educadora, priorizando o desenvolvimento completo do aluno.

Trimestralmente, também é realizada a Avaliação Geral (simulado) nas três séries do Ensino Médio. Na avaliação, os alunos realizam provas de diferentes disciplinas para mensurar a construção do conhecimento e preparar-se assim para os melhores processos seletivos. A Avaliação Geral inclui ainda uma prova de Atualidades, que busca estimular no aluno o hábito da leitura de jornais, revistas e outros periódicos, fazendo com que fiquem atentos aos principais fatos que fazem o dia-a-dia do Brasil e do mundo.

O Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho oferece plantões de dúvidas aos alunos que apresentam dificuldades específicas em determinados conteúdos. Neles, professores dão atendimento individual e personalizado fora do horário das aulas. O Colégio também realiza aulas de reforço, nas quais pequenos grupos de alunos fortalecem seu conhecimento em conteúdos de diferentes disciplinas, com o intuito de melhorar o desempenho acadêmico no trimestre, além de oferecer a possibilidade de recuperação paralela ao longo do ano letivo

O Colégio Santo Agostinho estimula e promove a participação dos alunos do Ensino Médio nas principais Olimpíadas de Conhecimento realizadas no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, os alunos do Colégio vêm obtendo excelentes resultados nos níveis Estadual, Nacional e Internacional, em Olimpíadas como as de Astronomia, de Física, de Química e de Informática.

Cada turma conta com um professor tutor responsável por acompanhar individualmente e no coletivo o desempenho acadêmico dos alunos no decorrer do período letivo, mediar conflitos e facilitar a comunicação entre a escola e a família.

Estudo do Meio

É papel fundamental de a escola desenvolver com seus estudantes questões que existem para além de seus muros. Entendemos que essa relação reveste de sentido o aprendizado escolar.

Visitar diferentes espaços, para estudá-los “in loco”, é uma experiência enriquecedora, pois observar de forma criteriosa nos permite uma visão aguçada, que inclui outros movimentos, revelando aspectos inovadores. Os estudos do meio mostram uma experiência diferenciada que incluem: observação, emoção, investigação, como também desenvolvem conceitos interdisciplinares, implicam numa oportunidade de aprendizado de forma lúdica e prazerosa, que os estudantes desenvolvem, observando a realidade, levantando questionamentos que são problematizados em sala de aula.

Os Estudos do Meio curto e longo acontecem de acordo com o conteúdo trabalhado pelo professor no decorrer do período letivo.

Projetos Específicos

Os projetos interdisciplinares partem de um tema central que é estudado sob a ótica de diferentes disciplinas. Ao longo do ano, são formados grupos de trabalho para aprofundamento de pesquisas e produção de material vinculado a diferentes subtemas relacionados. Cada aluno participante escolhe livremente o subtema com o qual mais se identifica, o que favorece o processo de absorção de conhecimento.

Neste ano o tema central é: “CIDADÃOS NO PRESENTE: SOCIEDADE INCLUSIVA OU EXCLUDENTE?”.