Ensino Fundamental

A Proposta

Prevalecendo o caráter lúdico que estimula a curiosidade e as descobertas, amplia-se, nas séries iniciais do ensino Fundamental, a construção de conhecimentos por meio de jogos, pesquisas, representações, saídas culturais.

O conteúdo é cuidadosamente selecionado a fim de possibilitar o envolvimento do aluno, a partir do significado, a contextualização e o desenvolvimento de competências básicas.

O trabalho com os conteúdos adquire cada vez mais a sistematização necessária para o fortalecimento do saber científico, mantendo-se fundamental o caráter ativo da aprendizagem, utilizando os recursos da tecnologia moderna, dentro de um contexto significativo para o aluno.

O Professor

Consciente do seu papel de mediador no processo de ensino/ aprendizagem busca nas suas intervenções, salientar os pontos fortes do aluno nas suas realizações e atitudes, elevando a sua auto estima e organizando situações de aprendizagem prazerosas e significativas.

Investe na tarefa de transformar o aluno em solucionador de problemas, estimulando a prática da reflexão.

Organiza diversidade de experiências de aprendizagem que favoreçam o pleno exercício das habilidades intelectuais.

Ciente da sua responsabilidade com relação à bagagem cultural a ser fortalecida nesta fase, o professor orienta a realização de pesquisas, faz perguntas, solicita críticas, colabora para transformar o aluno num construtor de saberes vivenciados.

O Aluno

Constitui o centro da aprendizagem, estimulado a interagir com o ambiente, colegas e professores.

Novas conquistas nos aspectos intelectuais, sociais e afetivos caracterizam esta fase, possibilitando a evolução de valores cultivados desde a Educação Infantil. Dominando com mais propriedade os símbolos e as possibilidades de utilizá-lo, está em condições de ampliar conhecimentos mais abstratos e diversificados.

A Leitura

Instrumento fundamental para a ampliação de conhecimentos é trabalhado em todos os componentes curriculares de forma a garantir a compreensão de mundo, comunicação, análise das informações e lazer.