Educação Infantil

O que caracteriza o nosso trabalho…

Visão do aluno como ser: singular, social, histórico, agente ativo do processo de construção do conhecimento, capaz e curioso. As atividades têm sempre um caráter lúdico, dinâmico, criativo, desafiador e interdisciplinar. Nós damos ênfase à interação social, autonomia, responsabilidade e curiosidade. Por isso, a importância da atenção pessoal a cada aluno. Os conteúdos e noções abordadas são vistos como meio e não como fim da aprendizagem.

As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.

(Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. pág.21)

Em nossa proposta pedagógica uma das prioridades é dar oportunidade para que os alunos pensem: isto significa partir de suas idéias, conhecer a lógica que embasa a concepção que têm de mundo, estabelecer limites, possibilitar a busca de informações novas, criar oportunidades para que questionem, investiguem e transportem o que já sabem para situações do dia-a-dia e, assim, estejam aprendendo sempre.

O Professor

Para nós, o professor é o estimulador, mediador e facilitador da ação pedagógica, deixou de ser a figura central do processo de ensino-aprendizagem, para fazer parte dele, num papel ativo e responsável. Tem como foco criar no aluno uma relação positiva com o saber, para que ele descubra o prazer em aprender sempre mais. Ciente da importância de sua formação permanente está sempre buscando, é inquieto, tem mentalidade aberta, senso crítico e atitude investigativa.

Interação

Durante o processo de aprendizagem a interação entre as crianças é um momento muito importante, pois gera cooperação, socialização, conflitos, discussão de hipóteses, desenvolvendo as capacidades de ouvir o outro, falar, refletir, questionar e argumentar.

Defendemos que se aprende em interação com o outro e a riqueza das trocas, na Educação Infantil, tem estimulado muito nossos alunos a avançarem cada vez mais no enriquecimento de um repertório que levará à elaboração de novos questionamentos e saberes.

O Trabalho Pessoal

O Trabalho Pessoal é um período dentro do horário escolar, que acontece diariamente, em que as crianças têm ao seu dispor uma série de atividades diversificadas que vão desde as gráficas até as lúdicas e que buscam o desenvolvimento de inúmeras habilidades nas várias áreas do conhecimento.

Esse momento tem como objetivo despertar na criança sua independência, responsabilidade e liberdade, ao propor a escolha livre dos trabalhos expostos nas prateleiras. A professora intervém para orientar seus alunos, individualmente, e aproveita a oportunidade para dar uma atenção especial, a cada um, permitindo assim que o ritmo pessoal e o estágio do conhecimento sejam respeitados e estimulados para que atinjam novas conquistas. O Trabalho Pessoal leva também à autonomia e organização, já que todos os alunos sabem que independente da ordem em que os trabalhos estão expostos eles podem escolher quais farão primeiro, se farão sozinhos ou em grupos.