Cursos Opcionais Artísticos – 2018

    Ballet

    “Deveríamos considerar perdido cada dia em que não tenhamos dançado pelo menos uma vez.”
    Friederich Nietzsche

    A dança é a mais antiga das artes criadas pelo homem e, por ser uma arte viva, sua história tomou muitas direções resultando em diferentes técnicas e formas de expressão artística. Uma das mais antigas modalidades da dança, o Ballet Clássico nasceu na Itália, em pleno Renascimento e logo depois, esta arte também floresceu na França com os espetáculos, as obras e os intérpretes que a técnica da dança acadêmica desenvolveu ao longo dos séculos, tornando-se uma arte imortal.

    A dança é importante na vida do aluno em formação, não apenas pela técnica aprendida, mas pelos benefícios que aparecem paralelamente como:

    • Encoraja a disciplina física, o controle e conhecimento do próprio corpo (consciência corporal);
    • Propicia uma boa postura e habilidade corporal;
    • Inspira um senso de confiança física e mental;
    • Desenvolve a sociabilidade;
    • Permite a relação entre emoção, música e movimento;
    • Promove o conhecimento e gosto pelas outras linguagens artísticas;
    • Desenvolve a capacidade criativa.
    “Dançar é tão importante para uma criança quanto falar, contar ou aprender Geografia. O lugar da dança é em casa, na rua, na vida”.
    (Maurice Berjar)

     

    Teatro

    Alunos de 6º ao 9º ano

    Os cursos e grupos de Teatro do Colégio Santo Agostinho tem como objetivo principal incentivar a cultura artística em nossos alunos. Além disso, a prática teatral leva o educando a uma melhor interpretação de texto e gosto pela leitura, assim como a uma desenvoltura corporal e vocal. Os alunos que se interessam por esta arte demonstram maior disposição para ampliar seus conhecimentos culturais e artísticos.

    Antecipe a sua inscrição, vagas limitadas.

    Ensino Médio

    Grupo teen de Teatro Santo Agostinho

    (Grupo de Teatro do Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho)

    Os cursos de Teatro do Colégio Santo Agostinho têm como objetivo principal incentivar a cultura artística em nossos alunos. Além disso, a prática teatral leva o educando a uma melhor interpretação de texto, gosto pela leitura, melhor desempenho na comunicação e formas de expressão trabalhando a timidez e a introspecção, assim como a uma desenvoltura corporal e vocal. Os alunos que se interessam por esta arte demonstram maior disposição para ampliar seus conhecimentos culturais e artísticos.
    A prática teatral possibilitar ao aluno expressar seus talentos e competências, bem como a oportunidade de exercer influência pessoal para a construção de uma sociedade mais consciente dos princípios da ética, do amor, do respeito ao próximo, da cidadania, da liberdade com responsabilidade, resgatando assim o Teatro Estudantil, como celeiro do despertar do interesse cultural de todos os jovens envolvidos no processo.
    Desenvolve-se com os alunos/atores um trabalho que alia permanentemente a pesquisa dos fundamentos da linguagem teatral à sedimentação do talento dramático de seus participantes com total incentivo ao exercício da criatividade.
    Os cursos consistem na orientação prática de todas as áreas que envolvem as artes cênicas: Dramatização, Expressão Corporal, Coreografias, Dança, Música, Canto, Iluminação, Cenografia, Sonoplastia, Figurino, Técnica Vocal, etc. Mas também, o fazer teatral proporciona aos envolvidos um mergulho no “si mesmo” os levando a um processo de autoconhecimento e fortalecimento da autoestima, quesitos bastante preocupantes no desenvolvimento do adolescente.
    O reconhecimento pelo trabalho bem feito tem sido o aplauso do público e o apoio tão necessário de toda direção do colégio de tal forma que os grupos são requisitados para vários eventos do colégio como a “Paixão de Cristo” na Páscoa, a inauguração da biblioteca do infantil, a “Cantata de Natal” e as performances nas Vivências.
    Teatro é coletivo, é grupo, é união, é um segurando na mão do outro por que nada se faz sozinho! Teatro é cidadania, é socialização, é aceitação, é amor!
    Teatro é uma arte despertada naqueles que procuram enxergar além das fronteiras da realidade, além do próprio ser e existir. Teatro uma arte, uma forma de viver, expõe o sentimento, ensina-nos a vida na plenitude do ser, de quem você quer ser.
    Teatro uma arte no qual atores e atrizes expõe seu interior e sentimento em grande ou simples momento.
    E a verdadeira “ARTE TEATRAL”, em sua plena magia, é capaz de nos conectar coração, alma e mente, nos fazer viver as mais belas loucuras, os mais belos sentimentos, chorar todos os prantos e sorrir todos os risos, nos faz amar e ser amados, nos faz mentir em viver a mais plena felicidade quanto que a felicidade maior é viver o teatro em sua plenitude.
    É ver com a alma, pensar com o coração, sentir de todas as maneiras o seu encanto. Tudo isso porque é uma das formas como a luz Deus se manifesta, da maneira mais efêmera.
    E por fim, teatro é criatividade, base sólida do desenvolvimento do raciocínio lógico. O ser criativo muda sua vida e, se quiser… muda o mundo transformando-o em um lugar melhor.

    Coral Infantil

    As diversas dinâmicas exploradas nas aulas do Coral permitem o desenvolvimento rítmico, melódico, a afinação, o controle da respiração e da emissão vocal, noção corporal e postural e percepção de si e do outro.
    São estas: vocalizes, brincadeiras, atividades de expressão vocal e corporal, concomitante ao cultivo de um repertório que contempla músicas folclóricas brasileiras, infantis, populares e estrangeiras.
    Por meio deste trabalho alunos vão adquirindo naturalmente o domínio técnico, a musicalidade e a expressividade.

    JAZZ Dance

    O jazz Dance é uma das mais importantes formas de se expressar artisticamente através da dança e recebe influência de diversos outros estilos como o ballet e dança contemporânea o que a torna uma dança de muita expressividade, espontaneidade e improviso com características marcantes, como o isolamento das partes do corpo, explosão de energia que em um ritmo pulsante dá o balanço certo e a qualidade do movimento.
    A Dança é caracterizada pelo swing, por movimentos sincopados e pela polirritmia, que é a combinação dos movimentos do corpo em vários ritmos ao mesmo tempo. Desenvolvendo assim:

    • coordenação
    • musicalidade
    • agilidade
    • alongamento.

    As diferentes técnicas do Jazz, tem demonstrado que muitos princípios foram herdados do Ballet Clássico e da Dança Moderna. Seus diversos estilos (Modern Jazz, Jazz Contemporâneo e Jazz Broadway) contribuem para a formação de um bailarino cada vez mais eclético.
    O curso é oferecido pelo CSA a partir do 4º ano.

    Street Dance

    O curso de Street Dance, tem como principal finalidade estimular os alunos à prática da dança e da atividade física. Visa a saúde e o bem estar pessoal, melhorando assim, a capacidade de comunicação e relação do mesmo com o meio além de melhorar as suas capacidades corporais.
    Durante as aulas são trabalhados movimentos característicos de danças como:

    • Popping
    • locking
    • breaking
    • house
    • freestyle
    • vídeo dance entre outros…

    O Street Dance sempre usa músicas atuais com o intuito de estimular e aproximar o aluno ainda mais das aulas.
    Este curso tem como principal objetivo a alegria, a soltura dos movimentos e a versatilidade, fazendo muito sucesso entre os alunos com o seu ritmo frenético.
    A modalidade está disponível para alunos a partir do 6º ano.