Cursos Opcionais Esportivos – 2018

    Badminton

    O Colégio Santo Agostinho oferece aos alunos a oportunidade de aprender e praticar o Badminton, que é uma modalidade olímpica desde a Olímpiada de Barcelona em 1.992.
    É o segundo esporte mais praticado no mundo. Segundo a WBF (World Badminton Federation) existe cerca de 2,5 bilhões de praticantes.
    Jogado com uma raquete e uma peteca, proporciona muita satisfação as pessoas, pois o material é muito leve e o esporte é de extrema facilidade em seu aprendizado, e homens e mulheres podem jogar entre si, bem como crianças e adultos.
    Como atividade física de recreativa é praticada em qualquer ambiente, mas em competições é obrigatório ser disputado em local fechado.
    Regras Básicas

    • É disputado em melhor de três games de 21 pontos cada;
    • Categorias: simples masculina e feminina, duplas masculinas, femininas e mistas;
    • Não vantagem, ou seja, cada erro é ponto do adversário e o saque;
    • O saque é executado em diagonal abaixo da linha da cintura;
    • A quadra mede 13,40 x 6,10 com uma rede ao centro, na altura de 1,55.

    Basquetebol

    Horários

    Dia Horário Ano/Série
    2ª e 4ª 14h40 – 15h30 9º ao EM (M/F)

    Valor

    Basquetebol 9x R$ 102,00

    FUTSAL

    As aulas de futsal visam, de forma pedagógica, a integração dos alunos, despertar o gosto pelo esporte, o intercâmbio com outras escolas e o desenvolvimento físico e motor. As aulas são adequadas conforme o ano, a idade e o estágio motor em que os alunos se encontram, tornando assim as atividades mais motivantes e prazerosas. Os bons resultados em competições internas e externas vêm instigando cada vez mais nossos alunos a praticar a modalidade, pois, em situações de competição, o aluno aprende a lidar com emoções distintas como euforia, insegurança, medo, frustração, alegria, determinação e, sobretudo a vontade de vencer. No mundo extremamente competitivo em que vivemos, o esporte de competição ajuda a preparar nossos alunos para as adversidades que terão que enfrentar ao longo da vida.
    Aspectos abordados nas aulas:

    • Equilíbrio (estático, dinâmico e recuperado)
    • Qualidades físicas (força, flexibilidade, lateralidade e outras)
    • Capacidades físicas (velocidade, resistência e outras)
    • Coordenação motora global (espacial, temporal, viso-motora)
    • Estimulação dos aspectos sensoriais (ação e reação nas atividades de controle muscular)
    • Espírito de equipe e cooperativismo (socialização)
    • Disciplina (o respeito às regras e aos companheiros)
    • Domínio corporal (suas potencialidades e possibilidades)

     

    Ginástica Rítmica

    A Ginástica Rítmica é uma atividade desportiva de infinitas possibilidades de movimentos corporais, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.
    Pode ser iniciada em média aos cinco, seis anos e não há idade limite para finalizar a prática deste desporto, onde encontramos competições individuais ou em conjunto.
    A Ginástica Rítmica além de desenvolver graça e beleza em movimentos criativos que são traduzidos através de expressões corporais pessoais, possui uma forma artística que proporciona prazer e satisfação estética aos que a assistem e trabalha elementos corporais como:

    • flexibilidade
    • força
    • equilíbrio
    • coordenação motora
    • agilidade

    A modalidade está disponível para as alunas a partir do infantil 4.

    Handebol

    O Handebol se encontra em primeiro lugar quando falamos em prática nas escolas do Brasil (presidente da Confederação Brasileira de Handebol, Manuel Luiz Oliveira.), entretanto, este mesmo esporte não é trabalhado nas escolas como modalidades esportivas e sim como atividades lúdicas.

    Aqui no Santo Agostinho, temos o compromisso de trabalhar o handebol como uma modalidade esportiva de fato. Os fundamentos deste esporte são tidos como um dos mais complexos dentro dos esportes e por este motivo treinamos todas as semanas com o objetivo de aprimorarmos cada vez mais a modalidade. Atividades lúdicas e exercícios específicos do “HAND”, também fazem parte do nosso treinamento.

    Judô

    Objetivos gerais do judô:
    • Desenvolvimento corporal harmônico;
    • Aquisição do controle corporal;
    • Desenvolvimento da habilidade de utilização do movimento como instrumento de comunicação e expressão;
    • Aquisição de novas amizades.
    Objetivos específicos:
    1. Referente a esquema corporal:
      1. Reconhecer as possibilidades cinéticas do corpo e movimentos que o afetam como uma totalidade;
      2. Realizar movimentos independentes e interdependentes com os diversos seguimentos do corpo;
      3. Definir sua dominância lateral.
    2. Referente a orientação espaço temporal:
      1. Identificar e efetuar movimentos discriminando as diferentes velocidades e trajetória no deslocamento do corpo;
      2. Orientar-se em relação ao espaço, direção e dimensão.
    3. Referente as qualidades físicas básicas:
      1. Estruturar movimento que requer coordenação geral e seletiva;
      2. Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade.
      3. Adquirir controle progressivo do movimento.
    4. Referente a recreação e formação da cidadania:
      1. Identificar atitudes agressivas e canaliza-Ias de forma produtiva;
      2. Incentivo e disciplina;
      3. Desenvolvimento da noção de convivência e do espírito de equipe;
      4. Motivação e superação de dificuldades.

     

    Treinamento funcional

    Aula de funcional com foco nos PAIS E ALUNOS do 9° ano ao EM do CSA.

    Aula com base nos pilares do treinamento funcional ( força, resistência, velocidade, equilíbrio, coordenação e flexibilidade), duas vezes por semana com duração de 50 minutos.

    O treinamento funcional se caracteriza por ser um treino dinâmico, onde trabalha diversas capacidades e grupos musculares no mesmo exercício e com grande foco na musculatura do CORE. O core é a musculatura mais profunda do abdômen, ela é responsável pela estabilização de todo a estrutura óssea do corpo.

    A aula será realizada em formato de circuito.

    Xadrez

    A importância do xadrez

    O jogo de xadrez foi uma das inovações que o Colégio Santo Agostinho trouxe em 2007. O xadrez será mais uma ferramenta que utilizaremos para favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento das potencialidades de nossos alunos.
    O que nos anima a oferecer mais este curso opcional é, em primeiro lugar, que as crianças e os adolescentes descubram os desafios existentes neste fascinante jogo e que brincando desenvolvam competências. Com o jogar xadrez, por exemplo, as crianças aprendem a interagir em um contexto de regras, de limites espaciais e temporais e serem responsáveis por suas ações e conseqüências com todas as implicações sociais, afetivas e cognitivas daí decorrentes.
    O xadrez é um recurso que poderá auxiliar o processo de desenvolvimento da personalidade e de formas de pensar.
    No tocante a personalidade, o xadrez poderá facilitar o crescimento da autonomia, da autoestima, da autoconsciência, do autocontrole e da tenacidade.
    Quanto às formas de pensar, o xadrez poderá acelerar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, pois o aluno aprende a trabalhar com hipóteses, como também, demandará que exercite sua capacidade de analisar, argumentar, inferir, antecipar, decidir, memorizar, imaginar e criar. Além disso, o “jogo dos reis” vai requerer dos jovens aprendizes a concentração, a atenção e a paciência.
    Diante disso, este jogo milenar será mais um instrumento que utilizaremos para atingir nossos objetivos de educar na atualidade em comunhão com os ideais agostinianos.

     

    Inscrições 2018

    Faça já sua inscrição.

    Em breve preencha o contrato (na Área Restrita) e entregue na secretaria do Colégio.

    Início das aulas:

    Em breve divulgaremos as datas
    Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental

    Em breve divulgaremos as datas
    2º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio