Conhecendo o centro de São Paulo – 3º ano

Quando olhamos a cidade de São Paulo, hoje, fica difícil imaginar como era este local antes de ser construído, não é mesmo? Prédios altos, largas avenidas, poucas áreas verdes. . . Mas nem sempre foi assim…

Para enriquecer os estudos realizados em História e Geografia sobre a história da nossa cidade e, assim, compreender que a São Paulo de hoje é fruto do processo histórico de ocupação e transformação de sua paisagem ao longo do tempo, os alunos do 3º ano visitaram, no dia 22 de junho, o Centro de São Paulo.

Nossa primeira parada foi na Praça da Sé, onde os alunos logo avistaram o Marco Zero e compreenderam o porquê desse nome, pois a organização da numeração de ruas e avenidas de São Paulo e o registro da distância de São Paulo para outras cidades e Estados, parte deste ponto. Nesse local, os alunos também visitaram a Catedral da Sé para conhecer a sua história que passou por muitas transformações, como a nossa cidade.

Para chegar ao Pátio do Colégio, local da Fundação de São Paulo, caminhamos pelo Beco do Pinto e o Solar da Marquesa, antigas construções da cidade que, recentemente, passaram por restauração.

Já no Pátio do Colégio, os alunos compreenderam melhor o que haviam estudado em nossas aulas de História e Geografia. Observaram, portanto, que a construção do Colégio dos padres jesuítas, que marca a fundação de São Paulo, tinha localização estratégica. Do alto da colina podia-se avistar toda a cidade e assim garantir a defesa do local de possíveis invasores, assim como, contar com a abundância dos rios Tamanduateí e Anhangabaú que garantiriam a sobrevivência dos habitantes.

Ainda no Pátio do Colégio, conheceram o Museu e a Cripta que contém vestígios dos primeiros habitantes, índios e portugueses, e o único vestígio da época da construção do colégio, uma parede de taipa de pilão.

Já no ônibus, os alunos puderam, também, avistar o viaduto Santa Ifigênia, identificando as marcas do passado no presente. Os prédios antigos do Correio, da Prefeitura, do Teatro Municipal compõem a paisagem do Vale do Anhangabaú, ao mesmo tempo em que as construções mais recentes revelam o desenvolvimento de nossa cidade.

Andrea, Elen e Luciana
Professoras do 3º ano E F I